ARTIGO: 30 anos da polícia militar feminina de Goiás

*Policiais militares, lindas, guerreiras e competentes. Historicamente na década de 50 surgiu a mulher na polícia militar, com um trabalho de competência e força

Em Goiás, temos profundo orgulho da polícia militar feminina, trabalho e dedicação em prol do povo goiano.

Através de uma mulher estudiosa e guerreira, em 1953, que apresentou, no 1º Congresso Brasileiro de Medicina Legal e Criminologia, sua tese da necessidade de criação de uma polícia de mulheres e defendia que as mulheres eram tão competentes quanto os homens para realizar o trabalho de policial, com bastante sutileza e eficácia.

Desde então, os homens da época estudaram a possibilidade de ser criada uma polícia de mulheres. Sendo a primeira missão o trabalho de proteger mulheres e jovens necessidade social da época. E nos dias de hoje, além do trabalho equiparado ao dos homens, tem a suavidade de apresentar técnicas inovadoras de trabalho.

Com o passar do tempo, a evolução social, a crescente violência, as mulheres policiais passaram a fazer trabalhos como o dos homens e hoje elas portam armas e atuam no policiamento ostensivo, como qualquer PM homem. Com um brilho e um plus: ser mulher.

Atualmente, exercem funções no radiopatrulhamento, policiamento escolar, ambiental e rodoviário, no trânsito e no Corpo de Bombeiros. Há mulheres no Batalhão de Choque, Rotam e mais recentemente a Patrulha Maria da Penha prontas para o combate e em prol da sociedade goiana.

É importante reconhecermos que as mulheres, mesmo como minorias simbólicas, em uma instituição pautada pelo paradigma da masculinidade, introduziram a lógica da diferença, uma vez que produziram desacomodação, desestabilização e desorganização interna nessas instituições, colocando possibilidades de pensar o medo, o risco do oficio de polícia e um questionamento a respeito da ordem estabelecida.

Desse ponto, parece este ser o maior impacto da inserção feminina na instituição, a introdução da lógica da diferença, no que confere um possível aproveitamento para se pensar em uma nova Polícia, inclusão e uma polícia compartilhada.


Parabéns a todas as mulheres policiais femininas, pelo trabalho e competência e toda força estabelecida em Goiás. Parabenizo o Comandante Geral Silvio Benedito Alves pela oportunidade e reconhecimento a todas as mulheres que trabalham diuturnamente defendendo a gloriosa Polícia Militar do Estado de Goiás.

*Lorena Ayres , advogada, articulista, comendadora, vice-presidente da comissão criminal da OAB/GO.
Próximo Anterior

Nenhum comentário

MTEC Energia